O calor e a mudança de estado

O calor e a mudança de estado
Resultado de imagem para o calor e a mudança de estado
Imagem 1



O calor é a quantidade de energia de um corpo que passa para outro, isso ocorre devido a uma diferença de temperatura entre os corpos. Os corpos passam o calor do mais quente pro menos quente até ficarem todos na mesma temperatura, quando isso acontece dizemos que os corpos atingiram o equilíbrio térmico.
 Quando um corpo passa energia (calor) pra outro corpo, as partículas começam a se mexer mais rápido, porque passam a ter mais energia. É essa movimentação que diz a temperatura de um corpo.
 O fornecimento de energia também pode provocar a mudança de estado físico da matéria, se aquecermos um corpo sólido, suas partículas começam a se mexer mais rápido, e assim, a distância entre elas aumenta,e o corpo que antes era sólido vira líquido, porém se continuarmos esquentando, as partículas vão se separando mais ainda e se mexem mais rápido ainda, e passa do líquido para o gasoso.


    Resultado de imagem para fusão e solidificação
    Imagem 2
  • Fusão e solidificação:
 Você sabe porque o gelo derrete? Sabe como o ouro passa do sólido pro líquido?
 Um pedaço de gelo derrete logo depois de tirarmos do congelador.Isso acontece por causa da energia que é transferida do local pro gelo,fazendo o gelo sólido ficar líquido. Falamos que acontece a fusão da água. Lembre-se: a temperatura do ambiente é maior que a temperatura do gelo.
 Quando a temperatura do gelo chega a 0 graus Celsius (0 ºC) sob pressão normal( pressão ao nível do mar), todo o calor (energia) é usado pra mudar a organização das moléculas (partículas) da água e assim fazer acontecer a mudança do estado sólido pro líquido. Até que todo o gelo não esteja no estado líquido, a energia fornecida não promoverá o aumento da movimentação das moléculas, e sim a reorganização das partículas.
  Somente quando o gelo já estiver líquido que a temperatura começa a subir, ou seja, a energia fornecida vai fazer com que as moléculas comecem a aumentar a movimentação, e esse aumento no movimento vai fazer a temperatura subir.
Imagem relacionada
Imagem 3
 No processo de produção de barras de ouro, o ouro pode ser esquentado até o ponto de fusão. Só que nesse caso tem que ter uma temperatura de 1.064 ºC.
  
  Se a água for colocada no congelador, ela pode virar gelo de novo. Nesse caso, a energia energia passa da água para o congelador. Da mesma forma, na medida que o ouro líquido vai esfriando ele vai ficar sólido. Essa mudança de estado é chamada de solidificação.
  Durante a fusão ou a solidificação, a temperatura da água permanece constante, a 0 ºC. No caso do ouro, durante a fusão ou solidificação, a temperatura também permanece a mesma, ou seja, a 1.064 ºC. Dizemos então que o ponto de fusão (ou temperatura de fusão ou de solidificação)da água é de 0 ºC e o do ouro 1.064 ºC.
  Cada substância tem um ponto de fusão específico, ou seja, dois materiais diferentes, sobre as mesmas condições de pressão, não tem o mesmo ponto de fusão: o ponto de fusão da água na forma de gelo é 0 ºC; o ponto de fusão do ferro é 1535 ºC; e o do ouro é 1064 ºC. Portanto, o ponto de fusão é uma propriedade que ajuda a descobrir a substância. Chamamos o ponto de fusão de propriedades específicas da matéria. Ha outras propriedades como essa que nos ajuda a descobrir as substâncias.

  • Ebulição e condensação:
  Olhe a imagem 2 novamente. O que ocorre com a água quando ela ferve?
A água passa para o estado vapor.
   Essa passagem do estado líquido pro gasoso, em que um líquido qualquer ferve [fazendo bolhas], é chamada de ebulição. Cada substância entra em ebulição a uma temperatura, em determinada pressão. A água, por exemplo, ferve a 100 ºC, ao nível do mar, onde a pressão é 1 atmosfera [1 atm]. Já o ferro entra em ebulição a 3.000 ºC ( sob pressão de 1 atm ).
   Assim como na fusão, durante a ebulição a temperatura das substâncias é sempre a mesma. Só depois da mudança do estado estar completa é que a temperatura começa a mudar, de acordo com o que estiver acontecendo com o objeto ou corpo: se está recebendo ou perdendo calor (energia).
   Do mesmo jeito que na fusão, toda substância tem um ponto de ebulição específico, que ajuda a identificar uma substância, ou seja, é uma propriedade específica. Assim, o ponto de ebulição da água é 100 ºC; o do mercúrio é 357 ºC; e o ferro de 3.000 ºC ( sob a pressão de 1 atm ).
   A passagem do líquido para o gasoso pode acontecer por evaporação também. É o que acontece, por exemplo, quando poem uma roupa no varal: depois de um tempo ela fica seca.
   A evaporação não ocorre a uma temperatura definida como a ebulição. E, ao contrário de ebulição a evaporação não forma bolhas.
   Apesar das diferenças entre a ebulição e a evaporação, o termo vaporização é usado para qualquer jeito de passar do líquido pro gasoso.
   Outra mudança que pode acontecer nos líquidos é a passagem do gasoso pro líquido. Por exemplo, quando numa panela o vapor da água sobe e encosta no lado de dentro da tampa, virando gotas de água ali. Nesse caso, a temperatura da tampa  é mais baixa que a do vapor. Assim, a energia na forma de calor do vapor passa pra tampa, e a água vira líquido.
   A passagem de uma substância do gasoso pro líquido se chama condensação ou liquefação. Na condensação ou liquefação, a substância perde energia(calor).

    Resultado de imagem para iodo sublimação
    Imagem 5
  • Sublimação:
Resultado de imagem para gelo seco
Imagem 4
   A passagem direta do sólido pro gasoso, sem passar pelo líquido é chamada de sublimação, e a passagem do gasoso pro sólido é chamado de ressublimação.

   A sublimação acontece com algumas substâncias, como o iodo e o gelo-seco, que é o gás carbônico no sólido ( a cerca de -78 ºC ). O gelo-seco é usado para refrigerar produtos e, em temperatura ambiente, provoca a condensação da água no ar , fazendo um névoa. Por isso costuma ser usado em efeitos especiais no cinema, em espetáculos e em festas.


  • Pressão e a mudança de estado:
       
       Você sabe como uma panela de pressão funciona?
      Nesse tipo de panela, os alimentos cozinham mais rápido. O vapor feito pela água quente fica preso na panela, e a pressão que ele faz é maior que a pressão atmosférica, e pode chegar ao dobro da pressão ao nível do mar, o que deixa a vaporização mais difícil.
       Desse jeito, a ebulição acontece a uma temperatura maior, e pode chegar a cerca de 120 ºC. Como o líquido chega a uma temperatura mais alta do que em outros tipos de panelas, sem ser de pressão, a comida cozinha mais rápido.
       As panelas de pressão tem uma válvula de segurança que deixa o ar sair quando chega em determinada pressão, evitando uma explosão.
      você acabou de aprender que quando a pressão aumenta o ponto de ebulição também aumenta. Consequentemente, se a pressão sobre um líquido diminuir o ponto de ebulição vai diminuir junto.
       Essa informação dá pistas para  você compreender um fato curioso: na cidade do Rio de Janeiro, um alimento cozinha mais rápido que em La Paz, capital da Bolívia. Você é capaz de imaginar isso?
       Em lugares que são acima do nível do mar, a pressão atmosférica e menor. La Paz está a cerca de 3.600 metros de altitude, e por isso a água ferve a uma temperatura menor, ou seja, a 87 ºC - menor que os 100 ºC de cidades como Rio de Janeiro ou Santos, que estão ao nível do mar. Pense na pressão como uma coluna de ar acima da panela. Quanto maior for a altitude, menor a coluna vai ser. No alto do monte Everest, a temperatura de ebulição é ainda menor.
       Portanto pode concluir que um alimento demora mais pra cozinhar em La Paz do que no Rio de Janeiro porque a temperatura mais alta que a água pode chegar antes de virar vapor em La Paz menor do que a temperatura máxima do Rio de Janeiro.






     Esse foi o post, espero que tenham gostado até o próximo post(sobre Ciências do 9º ano)
     Ass.💕Nina💕⚜.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Baleia Cachalote

    Os 7 principais artistas que fizeram parte do fauvismo para você conhecer!

    Camaleão