Filosofia e Sociologia: aula 04


Sócrates
Imagem relacionada
Na filosofia Socrática, se estuda  algo chamado de nomos
Nomos = compreensão da problemática humana nesse mundo

A sabedoria pra Sócrates não era acumular conhecimento, era ser humilde perante o conhecimento e as formas de conhecimento, sempre pensando que o ser humano nunca vai conquistar a sabedoria absoluta.

"Só sei que nada sei.", "Uma vida que não é refletida, não vale a pena ser vivida.", "É preciso amar buscar a verdade, mas nunca defendê-la."

Fontes que citam Sócrates:
Resultado de imagem para xenofontes
Xenofontes
Resultado de imagem para aristóteles
Aristóteles
Imagem relacionada
Platão


Imagem relacionada
Aristófanes


















O método Socrático:
Resultado de imagem para metodo socratico

Sócrates foi condenado à morte por 3 motivos, são eles:
  1. Corromper a juventude de Atenas;
  2. Desacreditar nos deuses da cidade;
  3. Ir contra a democracia.
Antes de morrer ele fez seu "último pedido" aqui estão suas últimas palavras: ( esse texto é de Platão).
"Vós também, senhores juízes, deveis bem esperar da morte e considerar particularmente esta verdade: não há, para o homem bom, mal algum, quer na vida, quer na morte, e os deuses não descuidam do seu destino. O meu não é consequência do acaso; vejo claramente que era melhor pra mim morrer agora e ficar livre de fadigas. Por isso é que advertência nada me impediu. Não me insurjo absolutamente contra os que votaram contra mim ou me acusaram. Verdade é que não me acusaram e condenaram com esse modo de pensar, mas na suposição de que me causavam dano: nisso merecem censura. No entanto, só tenho um pedido a lhes fazer: quando meus filhos crescerem, castigai-os, atormentai-os com os mesmíssimos tormentos que eu vos inflingi, se achardes que eles estejam cuidando mais da riqueza ou de outra coisa que da virtude; se estiverem supondo ter um valor que não tenham, repreendei-os, como voz fiz eu, por não cuidar. Se vós assim agirdes, eu terei recebido de vós justiça; eu, e meus filhos também. Bem, é chegada a hora de partimos, eu para morte, vós para vida. Quem segue melhor destino, se eu, se vós, é segredo para todos, exceto para a divindade.
Fonte: Livro do SEP, Filosofia, PV, p. 44 e p. 45.



 Esse foi o post, espero que tenham gostado até o próximo post.

 Ass.💕Nina💕⚜.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baleia Cachalote

Os 7 principais artistas que fizeram parte do fauvismo para você conhecer!

Camaleão