consumo e consumismo

      consumo e consumismo





o que é consumismo?:

ato, efeito, fato ou prática de consumir ('comprar em demasia').

consumo ilimitado de bens duráveis, artigos supérfluos.

Quando a humanidade começou consumir?:

a humanidade sempre consumiu as coisas isso não começou a pouco tempo tem gente que diz: esse negócio das pessoas consumir está acabando com as pessoas. mas a humanidade sempre consumiu desda pre-história!


Qual é a diferença entre consumo e consumismo?:


Consumo consciente: você sabe o que é ser um consumidor consciente? - Ciclo  Orgânico



No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. 





Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. 

 O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. 

Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões

como as pessoas se relacionam com o consumo hoje em dia?:

Atualmente, o consumo está mais relacionado ao seu sentido econômico: o ato de comprar levando em consideração as nossas necessidades. ... Contudo, à medida que os consumidores foram se distanciando dos meios de produção, passaram a se alienar também em relação ao real valor dos bens e à necessidade em adquiri-los.

o que é ser consumista?:

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais moderno que o seu, etc.

Quais são AS CAUSAS DO CONSUMISMO?:

Alguns estudos apontam que as causas do consumismo são reflexo das diversas crises econômicas que o mundo já enfrentou e ainda enfrenta. A sociedade atual reconhece que o consumo é sinônimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e de status.

quais são as CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMISMO?:

O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água.

Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.

As pessoas, devido ao sistema que vivem, onde o importante é o que você tem e não que você é, tendem a desenvolver distúrbios caracterizados pela compulsão em comprar coisas desnecessárias que talvez nunca usarão.

Além disso, elas são influenciadas por um dos maiores difusores do consumismo: a mídia. Todos os dias somos “bombardeados” com milhares de propagandas. São milhões e milhões de gastos para tentar nos fazer comprar os produtos.

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.

É surpreendente como uma pessoa é julgada por não se submeter ao sistema que privilegia poucos e faz você valer o que possui. Além disso, o consumista sofre processos de alienação e oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro).

Oque é consumo consciente?:

 o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, nada mais é do que consumir melhor – é um consumo diferente, aposto ao paradigma comportamental de consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida e o lucro (do ponto de vista das empresas), sem considerar as consequências ambientais.São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo. É válido ressaltar que consumir de maneira consciente não envolve apenas a escolha entre comprar ou não algo que você deseja, O consumo consciente é importante para fazer mudanças locais, no seu próprio ambiente do dia a dia, e globais, Ou seja, ao consumir de maneira sustentável, você ajuda a tornar seu ambiente limpo e otimizado, ao mesmo tempo que também ajuda a “limpar” o planeta,Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas

qual é a importância do consumo consciente desde a infância?:

Especialistas indicam que família e escola trabalhem o tema com as crianças.Uma pesquisa publicada no fim de 2018 pelo Instituto Akatu aponta que 76% dos 1.090 entrevistados – homens e mulheres com mais de 16 anos – não praticam o consumo consciente. Além das vantagens para a sociedade, a prática também gera economia para o bolso, especialmente ao evitar comprar desenfreadamente e reduzir o desperdício de água, luz e alimentos.

O doutor em Educação, pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino afirma que o consumo consciente passa pelo encantamento, desde criança, com o não consumo. “Brincar sozinho e em jogos colaborativos, observar a natureza, da textura do tronco das árvores e formas das suas folhas, observar as formigas e outros animais, tudo isso tira o valor do consumo por si só e mostra outras possibilidades de ação no dia a dia. Essa consciência passa pelo diálogo com os pais, com a natureza e consigo próprio, por meio do silêncio, da meditação, do contato com natureza.Atividades que distanciam do consumir, consumir e consumir”, expõe. Esse tipo de rotina, além de dar outro peso ao consumismo, leva as crianças a valorizarem a natureza e o que ela oferece.

ajudinhas da lu 😉😉 

16 comportamentos para ser um consumista consciente!:

  1. Apaga as luzes ao sair dos ambientes;
  2. Fecha a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício;
  3. Desliga os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;
  4. Coloca os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram;
  5. Planeja as compras de alimentos e de roupas;
  6. Compra produtos de produtores locais;
  7. Aproveita os papéis, utilizando frente e verso das folhas;
  8. Reduz a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo;
  9. Opta, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado;
  10. Procura utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;
  11. Reutiliza embalagens e objetos;
  12. Separa o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias;
  13. Lê os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo;
  14. Prioriza produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;
  15. Compartilha informações sobre empresas e produtos;
  16. Cobra ações do poder público que beneficiem o meio ambiente.








ASS: Luisa-Cham

Até a prósimo post xau


































cabo;-;




















xau;-;





















vaza >:^






















-BLEH- 








kkkkkk xau troxa que leu até aqui

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Baleia Cachalote

Os 7 principais artistas que fizeram parte do fauvismo para você conhecer!

Camaleão